Fora Dilma, fora PT?
A manifestação popular ocorrida hoje, em todo o Brasil, contrária ao governo, na verdade não foi para se opor ao governo, exclusivamente. Mesmo sem termos consciência disso, há uma série de ingredientes nessa salada que é chamada governo e os que são alvos dos protestos o são com provável justiça, mas além de o serem, simbolizam o verdadeiro alvo dos protestos. Falo de um alvo muito mais abrangente, que são as instituições brasileiras de todos os níveis e finalidades. A própria nação brasileira, vê-se que não foi satisfatoriamente bem instituída. O Estado brasileiro, se olhado a partir dos resultados que apesenta àqueles que por ele são representados e da relação direito x dever daqueles que o operam igualmente deixa a desejar, fruto de sua concepção como instituição. Mas nos atenhamos a algo fundamental para o acerto ou o desacerto da nossa existência, sob todos os aspectos, dentro dos limites territoriais brasileiros e na nossa relação com o mundo. Falo das noss...
Comentários
Honestidade é coisa rara!
O tal jeitinho brasileiro está tanto do lado de LÁ como do lado de CÁ! É AÍ QUE COMEÇA A DESONESTIDADE! MAS EU ENXERGO E ACUSO SÓ O LADO DE LÁ! É preciso nos auto questionarmos:Por que todo mundo está tão certo sobre os "crimes" de um único lado? E do meu lado? Como fica? Às vezes o simples fato de questionar as verdades hoje inquestionáveis nos coloca como aliado do mal! Concordo de A à Z com o juiz de direito pio Giovani Dresch!
É sim, endêmica, a desonestidade no Brasil.
Políticos foram sempre ou tententes à desonestidade ou tragados por ela, quando iniciam carreira. É que os eleitores somos sempre os primeiros a corrompe-los com pedidos diversos e com nossa tendência ignorante de votar em quem promete o que ou não sabe se cumprirá ou sabe que não cumprirá.
Tenho a impressão de perder tempo, quando abordo esse assunto, mas persisto porque creio que possamos fazer coro com os que querem uma nova socidade. Não pura porque seria utopia, mas mais vigilante contra essa tendência humana doentia, que só a educação de berço pode evitar que se instale e só se extirpa com grande esforço e sabedoria, ao longo de um tempo considerável.