Sobre Aletras, poesia, prosa, Darcy Ribeiro e Cora Coralina.

           





Participar de uma coletânea é um desafio particular. Entre tantos escritores de diversas vertentes criativas, é muita responsabilidade. Mas também é não me sentir só, mostrando a cara ao leitor, esse ente exigente com muita razão.

O que fizemos foi chamar os que se dispusessem a primeiramente homenagear o grande brasileiro (e particularmente mineiro) Darcy Ribeiro, escolhido patrono da ALETRAS – Academia Aguaslindense de Letras. Feita a homenagem, cada um acelerou a seu modo o motor da criatividade. E deu no que deu.

Águas  Lindas de Goiás é a mais nova cidade do entorno do Distrito Federal, cortada pela BR 070, que liga  Brasília à Bolívia – mais de 1.300 km de extensão, cortando uma grande região de celeiro agropastoril brasileiro que inclui Barra dod Garça, Primavera do Leste e Cuiabá. Águas Lindas está no caminho do progresso. E progride.

A Aletras, atualmente presidida pelo professor Filemon Félix de Morais, nascido na quase margem da BR 070, já próximo à Bolívia, foi fundada pelo guerreiro das letras Rômulo Victor (dentre outros) e tem nos seus quadros gente diversa. A primeira secretária de educação do município, Herotildes Milhomem, que transformou até prostíbulo e galinheiro em escola, quando tudo estava por fazer, destaca-se como uma das acadêmicas. Mas o quadro é diversificado: tem jornalista, professor, juiz de direito, funcionário público, comerciante, oficial de polícia, publicitário, advogada, bibliotecária ... Tem quem já publicou dezenas de livros, como o Pedro Gomes, gente famosa como Carminha Manfredini (mãe de um dos nossos patronos de cadeira - Renato Russo), gente reconhecida e poderosa, como Cristóvam Buarque e tem quem está nos primeiros passos, como este autor.

Neste ano, como já anteriormente se fez, foram publicados dois volumes, de prosa e de verso – Toda a Prosa d’Aletras e Toda a Poesia d’Aletras. Na versão prosa, todos os autores homenageamos Darcy Ribeiro e na versão verso cada um dedicou-se a memória histórica ou poética de Cora Coralina.

Posso afirmar com tranquilidade que os livros ficaram muito bons, graças ao profissionalismo da Editara Lima e Felix, inclusive. Na capa, no textos introdutórios, no papel, na impressão, no empenho dos autores, em tudo, o bom gosto reinou. Vale a pena ler. Aliás, ler vale a pena sempre.

Os livros não estão em livraria, mas quem os quiser adquirir pode fazê-lo por nosso intermédio. Enviamos para seu endereço, sem custo adicional de correio (encomenda simples).

E quando você puder, vá conhecer Águas Lindas de Goiás. Surpreenda-se com o que ali está-se construindo e com um povo que enfrenta grandes desafios – e os vence.


Hézio Teixeirca – cadeira 06
hezio@hotmail.com
www.verboler.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viva Arte